Seguidores

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

PNEP VII oficina Temática: A Motivação e a Formação de Leitores

Motivação da leitura e formação de leitores - A Literatura Infantil

Oficina Temática 7 - 10/02/09
SUMÁRIO EXECUTIVO:

1. Debate plenário temático – A motivação da leitura e a formação de leitores.
1.1. O que o professor deve saber:
1.1.1. Conceito de motivação e respectivo ciclo;
1.1.2. O percurso do leitor: A descoberta do prazer de ler;
1.1.3. A literatura infantil e a mediação leitora:
1.1.3.1. Elementos que intervêm na comunicação literária de recepção leitora infantil;
1.1.3.2. A figura do mediador e respectivas funções;
1.1.3.3. O professor enquanto mediador
1.1.3.3.1. Requisitos;
1.1.3.3.2. Formação literária básica;
1.1.3.3.3. Dificuldades que se lhe colocam;
1.1.3.4. O mediador e o contexto familiar – Orientações;
1.1.3.5. O livro enquanto objecto de fruição;
1.1.3.6. O mediador e a selecção de livros de literatura infantil – critérios de selecção;
1.1.3.7. Selecção do Corpus Textual: Equilíbrio entre Texto Literário e Não Literário;
1.1.4. Animação/Promoção da leitura – Tipos de animação;
1.1.5. O Plano Nacional de Leitura (PNL) e a formação de leitores;
1.2. O que o aluno deve saber:
1.2.1. O Currículo Nacional e a leitura: A leitura orientada (PNL), a leitura recreativa e a leitura para fins informativos;
2. Reflexão grupal e análise participada – Proposta de actividades. Debate plenário temático – Literatura para Infância/ TIC
2.1. O que o professor deve saber:
2.1.1. A literatura infantil no programa de Língua Portuguesa do 1º Ciclo;
2.1.2. As funções da literatura;
2.1.3. Os géneros: Literatura tradicional de transmissão oral, a narrativa, a poesia para crianças, o texto dramático, o álbum e o livro documentário;
2.1.4. Os melhores de 2007 (Casa da Leitura);
2.1.5. Autores portugueses contemporâneos de referência;
2.1.6. A relação texto/ imagem: confluências e disjunções;
2.1.7. A gramática da imagem – Literacia imagética;
2.1.7.1. Funções da ilustração;
2.1.7.2. A ilustração para além das ilustrações…;
2.1.8. Prémio Nacional de Ilustração: Ilustradores recentemente premiados e outros.
2.2. O que o aluno deve saber:
2.2.1. O Currículo Nacional e a leitura: A leitura orientada, a leitura recreativa e a leitura para fins informativos;
3. Recursos da Internet prescritores do trabalho do professor e dos alunos no que respeita à literatura infantil. O caso da biblioteca digital.
4. Reflexão grupal e análise participada – Proposta de actividades.

Sem comentários: